Projeto Chá Tecnológico realiza aulas de abertura de turmas em Maracanaú
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O Chá Tecnológico e Social, projeto realizado pelo Instituto Idear já deu início a uma nova etapa em Maracanaú, realizando em diversos bairros do município as chamadas “aulas de abertura”. Nesse primeiro momento, os beneficiários – pessoas a partir de 60 anos, recebem todas as informações sobre a metodologia do curso e o kit do aluno, contendo um tablet para a participação nas atividades online, além de uma apostila impressa e camisa do curso. É na primeira aula também que os alunos aprendem sobre o uso do tablet e como acompanhar as demais aulas do projeto, que acontecem de forma remota.
Em Maracanaú, o projeto conta com a parceria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, além de diversas empresas parceiras. Nesta edição do projeto, serão mais de 700 pessoas beneficiadas, entre alunos novatos e veteranos até o fim do ano. As primeiras turmas tiveram início em fevereiro e agora já são mais de 400 alunos participando das atividades.
Este ano, a novidade fica por conta da ação Chá Tecnológico e Social na Comunidade, que vai atender presencialmente pessoas não alfabetizadas ou que tenham alguma dificuldade de leitura. Isso significa que idosos que antes não podiam participar por não saber ler ou escrever agora terão preferência, caso atendam todos os critérios do projeto, que inclui ter 60 anos ou mais, residir em Maracanaú e ter disponibilidade de tempo para participar das atividades. As aulas da ação incluirão a maioria dos assuntos abordados no projeto, além de iniciação à aprendizagem da leitura e escrita.
Através do Chá Tecnológico e Social, os selecionados aprendem a usar o celular e a internet de forma segura, além de participarem de atividades e aulas que promovem os direitos da pessoa idosa, saúde mental e bem-estar, memória, atenção e raciocínio. Também fazem parte do programa as aulas de “novas habilidades”, em que o participante escolhe duas opções entre educação financeira, redes sociais, crochê, turismo digital, nutrição, culinária, dança, ginástica, canto, desenho e pintura, bordado, cultivo de plantas, fotografia digital e teatro. Todas essas atividades fazem parte da metodologia geral do projeto, também aplicada na versão itinerante (em diversas cidades do Ceará), que deve iniciar ainda no primeiro semestre de 2025.