Criado em setembro de 2006, o Instituto Idear nasceu com a missão de promover a inclusão digital e ampliar as oportunidades de capacitação profissional para as camadas mais vulneráveis da população de Maracanaú, a partir do projeto SeLiga. Com apenas alguns meses de existência, em março de 2007, a instituição foi qualificada como organização social, quando teve sua utilidade pública reconhecida pelo município, firmando o seu primeiro contrato de gestão em 2008, para a implantação do Programa Municipal de Inclusão Digital. Em 2009, o Idear foi qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP, por despacho de 06/10/2009 e processo MJ 08071.019708/2009-59, com duração indeterminada.
A atuação do Idear em Maracanaú é marcada por seu impacto direto na inclusão sociodigital e no desenvolvimento de habilidades tecnológicas. O instituto gerenciou mais de 30 telecentros na cidade, entre 2008 e 2017, inserindo mais de 40.000 cidadãos na era digital. Além disso, projetos como o “Programando e Aprendendo”, lançado em 2015, introduziram crianças e adolescentes ao mundo da programação e da robótica, beneficiando milhares de jovens e consolidando o compromisso do Idear com a educação e a inovação tecnológica.
Atuação estadual e reconhecimento nacional
Ainda em 2010, o instituto consolidou sua presença no cenário nacional, no contexto do projeto Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital do programa Telecentros.BR, sendo escolhido uma das sete instituições, em todo Brasil, para compor a iniciativa. O Instituto conduziu o pólo cearense, e posteriormente o Pólo Nordeste Setentrional da rede até dezembro de 2012, tendo sido responsável pela capacitação de aproximadamente 700 agentes de inclusão digital nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.
O Idear também executou programas de qualificação profissional e empreendedorismo em mais de 120 municípios cearenses, como o “Criando Oportunidades”, que qualificou mais de 6.000 pessoas de 2013 a 2023. Através do projeto Chá Tecnológico e Social, a instituição vem, desde 2021, promovendo a inclusão sociodigital de pessoas idosas. Até setembro de 2024, o projeto beneficiou mais de 3000 pessoas em 22 municípios cearenses em parceria com diversas instituições públicas e privadas de renome, como a NUBANK. Com o Programando e Aprendendo, desde 2015, o Instituto Idear usa a lógica de programação para trabalhar habilidades como criatividade, senso de inovação e resolução de problemas com crianças e adolescentes da rede pública de ensino. Em 2018, a organização foi selecionada pelo CRIANÇA ESPERANÇA, uma parceria da Rede Globo com a UNESCO, para implementar mais uma edição do projeto Programando e Aprendendo no Município de Maracanaú-CE no ano seguinte.
Até o final de 2023, o projeto beneficiou 3.048 pessoas, e em 2024, o projeto passou a inovar através de fomento para participação de beneficiários em eventos como a Olimpíada de Robótica, além de alinhar todos os seus conteúdos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação. Outra inovação do projeto é a implementação da Metodologia STEAM, trabalhando as vertentes de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática em suas atividades.
O Instituto Idear também consolidou parceria internacional em 2018, firmando colaboração com a Trust for the Americas e a Microsoft-EUA, através do projeto POETA. Essa parceria tem sido renovado anualmente, com foco na capacitação e geração de oportunidades de emprego por meio da tecnologia.
Colaboração com as políticas públicas
Desde sua criação, o Instituto Idear sempre atuou como aliado do poder público municipal, colaborando e garantindo a implantação e desenvolvimento de políticas públicas importantes de Maracanaú:
- Através da Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo: na implantação da Política Municipal de Trabalho e Emprego, com a execução da municipalização do Sistema Público de Trabalho e Emprego através do projeto CATE – os Centros de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor, espalhados por todo o município;
- Também através do Contrato de Gestão com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Empreendedorismo, dois outros projetos são desenvolvidos com foco na Capacitação Profissional – o Centro de Formação Profissionalizante, que visa ofertar qualificação profissional em diversas áreas à população de Maracanaú; e o projeto Artesanato de Maracanaú, que busca identificar e potencializar o trabalho de diversos artesãos, fornecendo curadoria e acesso à feiras e espaços que propiciam a comercialização dos produtos artesanais.
- Atua em conjunto com o poder público e a sociedade civil, com representantes eleitos e atuantes em Conselhos Municipais (dois representantes no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, um representante no Conselho Municipal da Juventude e outros dois representantes no Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa) e em Conselhos Estaduais (com dois representantes no Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, o CEDI).