Transforme parte do valor devido do seu Imposto de Renda em oportunidades para crianças, adolescentes e pessoas idosas do Ceará sem pagar nada a mais por isso. Veja abaixo como doar e os projetos do Instituto Idear que você pode apoiar com esse gesto.
Sem pagar nada a mais por isso, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto devido (a pagar) para os Fundos da Criança e Adolescente ou do Idoso dos conselhos Municipais e Estaduais.
Os valores arrecadados através da declaração são destinados aos fundos e repassados a projetos sociais que trabalham e beneficiam centenas de pessoas.
Quando o seu imposto chega ao Instituto Idear, as doações são utilizadas para realização dos projetos e tem como objetivo principal beneficiar cada vez mais pessoas.
O Projeto Chá Tecnológico e Social, voltado para pessoas a partir de 60 anos, tem como objetivo o aumento da autonomia e da qualidade de vida das pessoas idosas por meio do uso das tecnologias para o dia a dia, potencializando a socialização e a descoberta de novas habilidades e conhecimentos.
Durante o projeto, os alunos aprendem a utilizar o celular em todas suas funções, redes sociais, pesquisas na internet, aplicativos de banco e de transportes e muito mais. Além disso, são realizadas diversas atividades complementares como palestras sobre temas de interesse geral que impactam positivamente o dia a dia da pessoa idosa, minicursos de culinária, crochê, canto, saúde, finanças pessoais, desenho e pintura, fotografia, horta em casa, turismo digital e diversos outros temas de interesse da geração 60+. Para facilitar o acesso às atividades online, o projeto disponibiliza um tablet com internet, que ao final das aulas é doado aos alunos.
O projeto é realizado pelo Instituto Idear no Maracanaú e em diversas cidades cearenses. Ao todo o Chá Tecnológico e Social já beneficiou mais de 3000 pessoas em 22 municípios cearenses, sendo eles Aquiraz, Barbalha, Camocim, Canindé, Caucaia, Crato, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca, Irauçuba, Juazeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Pacoti, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu e Sobral.
O projeto acontece em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Maracanaú e com o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Ceará, além de empresas patrocinadoras.
Ajude o Instituto Idear a ampliar o número de pessoas e municípios atendidos!
O projeto visa transformar a vida de jovens entre 8 e 17 anos por meio do desenvolvimento tecnológico e social. Muito além de ensinar questões práticas e criativas sobre programação e robótica, o programa tem como objetivo preparar os estudantes para os desafios do futuro, trabalhando temáticas alinhadas aos três eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital. Com foco em jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o programa acontece em parceria com escolas da rede pública de ensino ou outras organizações que desenvolvem atividades para o público infanto-juvenil.
Durante o projeto são realizados cursos de Lógica de Programação e Pensamento Computacional, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Desenvolvimento de Aplicativos, Criação de Animações e Robótica Educativa, além das atividades extras que abordam temas transversais como Segurança na Rede, Cyberbullying e Ética Digital, Interpretação de Texto, Meio Ambiente, Educação Financeira, Profissões do Futuro, além do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Desde o seu início, em 2015, o Programando e Aprendendo formou mais de 3500 crianças e adolescentes, contribuindo para o aumento da autoestima, maior engajamento escolar e preparação para o mercado de trabalho.
A expansão do projeto também é um marco importante. Iniciado em Maracanaú, o Programando e Aprendendo agora alcança outros municípios do Ceará, já tendo formado turmas em cidades como Aquiraz, Caucaia, Fortaleza, Itapipoca, Pacoti, Paracuru e Sobral. Outras cidades previstas para receberem as próximas turmas são: Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba e Quixeramobim.
Ajude o Idear a ampliar o número de crianças e jovens atendidos!
Passo 1: Depois de preencher os seus dados, escolha a opção: Doações diretamente na declaração;
Passo 2: Em seguida, escolha o Fundo que você deseja doar (Criança e Adolescente ou Idoso);
Passo 3: Na parte inferior clique na opção “Novo”;
Aqui você irá escolher para qual fundo será destinada a doação
Passo 4: Em Tipo de Fundo, selecione Estadual ou Municipal;
Passo 5: Em UF selecione CE- Ceará e município (caso opte pelo fundo municipal), selecione Maracanaú;
Passo 6: O aplicativo calcula o valor disponível para doação;
Passo 7: Coloque o valor que foi calculado;
Observação: Você poderá destinar até 3% do imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo do Idoso.
Você pode repetir o processo anterior escolhendo a outra de fundo (Criança e Adolescente ou Idoso)
Passo 8: Em Tipo de Fundo, selecione Estadual ou Municipal;
Passo 9: Em UF selecione CE- Ceará e município (caso opte pelo fundo municipal), selecione Maracanaú;
Passo 10: O aplicativo calcula o valor disponível para doação
Passo 11: Coloque o valor que foi calculado.
Gere a DARF
Passo 12: Selecione a aba “imprimir”, depois clique na opção DARF – Doações diretamente na declaração – ECA ou Idoso, de acordo com o tipo de fundo que você doou.
Conclua normalmente a declaração do seu IR e efetue o pagamento da DARF.
Obs: se o Instituto Idear não receber o seu comprovante, a sua doação não será direcionada aos nossos projetos.
O Instituto Idear é uma instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de associação de caráter social, científico e tecnológico.
Endereço: Rua Cinquenta e Quatro, 61 - Jereissati II - Maracanaú - CE | CEP 61.901-160
Telefone: (85) 3383-3580
Email: idear@idear.org.br