Chá Tecnológico e Social

O Projeto Chá Tecnológico e Social, voltado para pessoas 60+, conecta gerações e realiza o sonho da independência digital dos idosos do Ceará.

As ações desenvolvidas pelo projeto tem como objetivo o aumento da autonomia e da qualidade de vida das pessoas idosas por meio do uso das tecnologias para o dia a dia, potencializando a socialização e a descoberta de novas habilidades e conhecimentos.

O projeto é realizado pelo Instituto Idear nos níveis municipal e estadual. Na versão municipal, em Maracanaú, o projeto acontece em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do município e diversas empresas patrocinadoras e já beneficiou mais de 900 pessoas desde 2019. Atualmente, na edição 2023/2024 o projeto está atendendo 326 pessoas.

Na versão a nível estadual, o Chá Tecnológico e Social – Itinerante já atendeu 1673 pessoas idosas nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024 e conta com a parceria do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, através do Fundo Estadual do Idoso do Ceará e empresas patrocinadoras. Ao todo o projeto já atendeu 22 municípios cearenses, sendo eles Aquiraz, Barbalha, Camocim, Canindé, Caucaia, Crato, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca, Irauçuba, Juazeiro do Norte, Maranguape, Morada Nova, Pacoti, Paracuru, Quixadá, Quixeramobim, Russas, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Senador Pompeu e Sobral.

Para participar, é necessário atender aos critérios obrigatórios do projeto: ter idade igual ou superior a 60 anos, residir no município atendido, saber ler e escrever, ter disponibilidade de tempo e ter interesse em participar do projeto. São critérios preferenciais: mulheres, pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica ,pessoas negras, povos originários e pessoas LGBTQIA+.

Após matriculados os alunos recebem um kit contendo um tablet com acesso a internet, fones de ouvido, carregador, apostila adaptada e blusa para participar das atividades do projeto. O tablet é cedido como incentivo para o aprendizado e ao final do projeto o equipamento é doado aos alunos que atingem a carga horária de participação.
O projeto é 100% gratuito e conta com uma metodologia inovadora, através de ferramentas e linguagem adaptadas ao público idoso. As aulas acontecem no formato online com encontros ao vivo, abordando temas do uso das tecnologias do dia a dia como uso e configurações do celular, WhatsApp, aplicativos de banco, carros por aplicativo, compras online, lazer digital etc, e em paralelo os alunos participam do curso de desenvolvimento cognitivo buscando melhoria nas áreas de atenção, memória, criatividade e comunicação.

Além disso os alunos são incentivados a despertar o interesse em novas áreas e construir novos conhecimentos com os cursos de Novas Habilidades, podendo escolher entre os cursos Canto e Coral, Bordado, Crochê, Culinária, Cultivo de Plantas, Dança e Movimento, Desenho e Pintura, Educação Financeira, Fotografia Digital, Ginástica, Nutrição e Bem estar, Redes Sociais e Turismo Digital.

Outras ações realizadas:

Chá com Informação, que são ciclos de palestras online ou presenciais, abordando temas transversais, despertando para o bem estar e a conscientização de direitos e cidadania. Confira algumas palestras realizadas em nosso canal do Youtube.

Rodas de Conversa sobre Saúde Mental são encontros online, facilitados por uma psicóloga e tem como objetivo discutir temas relacionados ao bem estar mental, desmistificando e conscientizando assuntos como ansiedade, depressão, luto, autoestima, autoconhecimento, entre outros.

Se você tem interesse ou conhece algum familiar ou amigo(a) interessado, ajude-o(a) a realizar a pré-inscrição clicando aqui.

O processo de seleção do projeto começa com a ficha de pré-inscrição preenchida pelo aluno de forma online, as informações são confirmadas e checadas por meio de entrevista feita pela equipe do Idear, logo após as informações fornecidas serão analisadas para a efetivação da matrícula dos alunos que atendam os requisitos.

Para mais informações, ligue: (85) 3382.3580 / (85) 99277.2854 / (85) 99219.7496

Parceiros Chá Tecnológico e Social em Maracanaú