O Instituto Idear promove a inclusão sócio-digital em organizações públicas e privadas buscando ampliar o acesso à informática nas comunidades de menor poder aquisitivo, levando o mundo digital a escolas, bibliotecas, casa do trabalhador, à cadeia pública e até mesmo tribos indígenas.
Projetos de Inclusão Digital liderados pelo Instituto Idear:
Rede de Formação
O projeto Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital faz parte do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades, o TelecentrosBR e é direcionado aos tutores, monitores e gestores de telecentros como forma de aperfeiçoar o conhecimento e expandir ainda mais a inclusão digital. O projeto promove a formação desses agentes de inclusão digital que atuam nos telecentros inseridos em comunidades. A atuação deles vai além de ministrar cursos de informática, pois também orientam quanto à utilização das ferramentas digitais como editor de textos, editor de imagens ou vídeos, softwares livres, redes sociais, e fomentam o desenvolvimento de projetos comunitários nos municípios. Mais informações no site www.telecentros.br.com.
O Instituto Idear Idear coordena o Polo Nordeste Setentrional da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital do Programa Telecentros.BR gerenciando a capacitação de agentes de inclusão digital nos estados do Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.
Como participar: As inscrições para participar do projeto Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital são feitas por intermédio das Iniciativas, instituições que fazem parte dos cursos Telecentros.br e trabalham com inclusão digital.
Informações pelo Tel:. (85) 3382-6273.
Parceiros: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Governo Federal)